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quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Recomposição das Aprendizagens é tema de novo webinário do MEC

Encontro, voltado a secretários, gestores e professores da educação básica, abordou reorganização curricular e coerência pedagógica sistêmica. Formação está disponível no canal do MEC no YouTube

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Ministério da Educação (MEC) promoveu o segundo webinário para a recomposição das aprendizagens na quarta-feira, 25 de setembro. O evento foi organizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Instituto Reúna, a fim de debater a reorganização curricular e a centralidade do currículo na coerência pedagógica sistêmica. O foco foram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a priorização de habilidades e o alinhamento com processos avaliativos. 

“No processo de recomposição das aprendizagens, precisamos levar em consideração as especificidades de cada local”, disse o coordenador-geral de Estratégia da Educação Básica, Christy Pato. “Para isso, é necessário pensar em todo o circuito de ensino, desde o processo da avaliação diagnóstica até a formação dos professores e dos currículos, culminando na criação de mediações pedagógicas que serão implementadas nas escolas e nas redes.” 

Transmitida pelo canal do MEC no YouTube e pelo Conviva Educação, essa edição também retomou a discussão sobre o mapa de implementação da política. Além disso, foram explicadas a lógica de um currículo estruturado por habilidades, conforme determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); as relações entre evasão escolar e lacunas de aprendizagem; e a lógica da reorganização curricular com os processos avaliativos.   

A formação faz parte do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, lançado pelo MEC em junho deste ano com o objetivo de oferecer apoio técnico e financeiro para os municípios, os estados e o Distrito Federal executarem ações e programas com foco na melhoria dos índices de aprendizagem da educação básica. A política foi construída de forma colaborativa pelo MEC com os entes nacionais, representados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela Undime.  

Agenda – O primeiro webinário da série de formações sobre a recomposição das aprendizagens, realizado em 16 de setembro, debateu o tema “Plano de ação: estratégias para implementação de recomposição de aprendizagens”.  

O próximo webinário está marcado para 1º de outubro e vai tratar de avaliação e mediações pedagógicas como estratégias de recomposição. O intuito é discutir a retomada do mapa de implementação da política e de seus processos avaliativos, além de orientar a utilização pedagógica dos dados e resultados de avaliações como o Ideb.  

Contexto – O Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens foi lançado após a constatação, por meio de pesquisas e dados oficiais, de que a pandemia de covid-19 agravou a defasagem de aprendizagem no Brasil, ampliando as desigualdades educacionais já existentes. Há décadas, o sistema não garante que todos os estudantes adquiram os conhecimentos e as habilidades necessárias para seu pleno desenvolvimento. A recomposição das aprendizagens se apresenta, então, como uma tarefa urgente e de longo prazo para lidar com o problema.  

  Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB  

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