35.9 C
Dourados
sábado, 21 de dezembro de 2024

Carreta do Hospital de Amor oferece exames gratuitos em Amambai a partir do dia 14

- Publicidade -

A partir desta segunda-feira, 14 de outubro, a Carreta do Hospital de Amor estará estacionada ao lado da Cooperativa Sicredi, em Amambai, oferecendo atendimentos médicos especializados e gratuitos às mulheres da cidade e região. A iniciativa faz parte da programação do Outubro Rosa, promovida pela Secretaria de Saúde de Amambai, com o objetivo de prevenir e detectar precocemente o câncer de mama e de colo do útero.

A unidade móvel realizará exames de mamografia e papanicolau (preventivo), essenciais para o diagnóstico precoce dessas doenças. Os atendimentos começarão às 13h do dia 14 e seguirão até sexta-feira, 18 de outubro, com encerramento às 11h. Os exames de mamografia serão oferecidos para mulheres entre 40 e 69 anos, e o papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos.

Para realizar os exames, as interessadas devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão SUS. Além disso, é preciso observar alguns critérios para garantir a realização dos procedimentos:

Mamografia: As pacientes não podem estar grávidas ou amamentando, não ter realizado o exame nos últimos 12 meses ou em outra instituição, e não utilizar hidratantes ou talcos no dia do exame. Mulheres que já trataram câncer de mama não estão aptas a realizar o exame.

Papanicolau (Preventivo): As pacientes devem evitar relações sexuais dois dias antes do exame, não podem estar grávidas ou menstruadas, e não devem utilizar pomadas ginecológicas no período de dois dias antes do procedimento. Além disso, quem fez o exame no Hospital de Amor nos últimos 12 meses não poderá repeti-lo.

A ação da Carreta do Hospital de Amor é uma parte essencial da campanha Outubro Rosa em Amambai, levando atendimento preventivo de qualidade às mulheres, e promovendo a importância do cuidado com a saúde. A Prefeitura de Amambai e a Secretaria de Saúde incentivam a participação nos exames, destacando o papel da prevenção na luta contra o câncer.

Em caso de dúvidas sobre os critérios ou o procedimento para realização dos exames, as pacientes podem procurar a unidade de saúde mais próxima para obter orientações e esclarecimentos.

Fonte: A.N /Grupo A Gazeta

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-