29.9 C
Dourados
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Programa de Estágio inspira estudantes em suas jornadas de formação

- Publicidade -

Em mais uma edição do Projeto Minuto Estagiário, o Programa de Estágio do Governo de Mato Grosso do Sul destaca a história inspiradora de Emanueli Campos Constantino. Aos 21 anos, Emanueli veio do interior de São Paulo e é acadêmica do segundo ano do curso de Direito na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Conheceu o Programa de Estágio através de um processo seletivo divulgado pela própria Universidade. 

“Quando fiz a prova, estava no primeiro ano do curso e foi motivador principalmente para continuar a jornada de fazer uma faculdade em outra cidade. Estar longe de casa e da família é desafiador; você se sente meio perdido e pensa: meu Deus, o que vou fazer? Para estudantes de Direito nos primeiros anos, conseguir um estágio remunerado é um desafio, então, quando vi meu nome na lista de aprovados, fiquei muito feliz”, relata Emanueli.

Ela faz estágio no cartório da Delegacia Regional de Paranaíba/MS, onde lida com oito delegacias da região. Sua função principal é auxiliar na administração dessas unidades. “Além da experiência adquirida na área que pretendemos atuar, a bolsa do estágio auxilia bastante, especialmente para quem vem de outra cidade e está sem a família, como eu”, destaca.

O Projeto Minuto Estagiário é uma iniciativa do Programa de Estágio do Governo de MS, criado para homenagear os estudantes e oferecer um espaço de protagonismo no ambiente de trabalho. Por meio de vídeos, os estagiários compartilham suas experiências nos diversos órgãos estaduais onde atuam, refletindo o desenvolvimento de suas habilidades durante o estágio.

Confira as gravações dos vídeos no site oficial do Programa de Estágio do Governo de MS (clique aqui).

Programa de Estágio inspira estudantes em suas jornadas de formação

Programa de Estágio do Governo de MS

O Programa de Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundect e Segov, em parceria com a UFMS, UEMS e Fapec. É coordenado pela Segem (Secretaria-executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo). Participam do Programa acadêmicos da UFMS, UEMS, UCDB, IFMS, Uniderp e UFGD.

Atualmente está em processo de transição administrativa e parceria conveniada. A partir de janeiro de 2025, a iniciativa será gerida pela SAD (Secretaria de Estado de Administração), sob a coordenação da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul).

O objetivo é proporcionar experiência aos jovens acadêmicos de cursos de graduação do Estado, oferecendo formação na área de gestão e administração pública, aplicadas às várias atuações e frentes políticas e governamentais, bem como formação aos gestores estaduais que recebem os estagiários em suas respectivas pastas.

A carga horária do estágio é de 30 horas semanais, com seis horas diárias de atividades. É ofertado uma bolsa-auxílio no valor de R$ 1.100,00 e seguro, além de auxílio-transporte, no valor de R$ 200. A duração do estágio é de 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

Fonte: Renata Brum, Comunicação Segem

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-