Com a correria do dia a dia, fica quase inviável lavar roupas à mão. Por conta disso, algumas pessoas deixam de comprar peças delicadas para facilitar a rotina. Se esse é o seu caso, saiba que é possível lavá-las na máquina de lavar sem danificá-las.
Com alguns cuidados, você pode fazer essa tarefa e manter as suas roupas com cara de novas por muito tempo. Quer saber como? Confira dicas práticas que vão ajudar você a preservar a qualidade dos tecidos.
O que são roupas delicadas?
Roupas delicadas são aquelas confeccionadas com tecidos que exigem cuidados especiais na lavagem. Além de ter essa especificação na etiqueta das peças, outros aspectos indicam a necessidade de tratá-las de forma diferente. Veja quais são:
- seda e lã: as roupas confeccionadas com seda e lã são frágeis e podem encolher ou desgastar facilmente;
- algodão: a centrifugação da máquina de lavar pode danificar os tecidos de algodão, caso a lavadora não esteja programada no ciclo de lavagem ideal;
- linho: o linho é um tecido delicado, pois é confeccionado com fibras naturais. Se não for lavado adequadamente, pode esgarçar ou perder a cor;
- toalhas e lençóis: a maioria dessas peças são feitas com tecidos resistentes, mas algumas malhas requerem atenção para não criarem bolinhas;
- roupas bordadas: além dos desenhos criados com linhas, as roupas bordadas podem ter detalhes com pedrarias e lantejoulas. O atrito da máquina de lavar estraga o trabalho à mão livre ou quando é feito na máquina profissional.
7 cuidados para lavar roupas delicadas na máquina
Embora a melhor maneira de preservar as roupas delicadas seja lavá-las à mão, com alguns cuidados você pode otimizar seu tempo e fazer esse processo na máquina de lavar. A seguir, acompanhe as dicas.
- Confira a etiqueta
A etiqueta das roupas funciona como um guia que indica como lavar, alvejar e secar cada tipo de tecido. Essas informações são representadas por símbolos, principalmente quanto à programação da máquina, como ciclo de lavagem e temperatura da água. Então, antes de lavar as peças, atente-se e siga as recomendações.
- Separe as peças
O primeiro passo é separar as peças delicadas considerando o tipo e a cor dos tecidos, pois podem soltar tinta e manchar. Além disso, você protege as roupas e evita o atrito entre materiais grossos e finos.
- Use sacos protetores
Os sacos de lavar roupas são grandes aliados para quem não abre mão de usar a máquina. Eles evitam que os tecidos se enrosquem e causem danos às peças. Se não tiver esse acessório, coloque-as em uma fronha e dê um nó na ponta.
- Acomode as roupas na máquina
Coloque as roupas até a metade da máquina para protegê-las da agitação do tambor. Além disso, não é recomendado ultrapassar o limite de peso do eletrodoméstico para não prejudicar o desempenho.
- Selecione o ciclo de lavagem
O ideal é ajustar a máquina em um ciclo de lavagem delicada para a rotação ser mais suave. Outra dica é usar sempre água fria para lavar as peças, pois mesmo dentro do saco protetor, as altas temperaturas podem danificar o tecido.
- Escolha produtos adequados
Os produtos também interferem na durabilidade das roupas e, para as delicadas, o mercado oferece soluções inovadoras que protegem os tecidos. Alguns tipos de sabão líquido, por exemplo, são desenvolvidos especialmente para materiais sensíveis. Eles limpam e preservam as características originais das peças.
- Seque as roupas naturalmente
A centrifugação da máquina de lavar, mesmo em ciclo delicado, pode ser agressiva para algumas roupas. O ideal é torcer levemente com as mãos e deixá-las secar naturalmente à sombra.