31.2 C
Dourados
sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Maracanã começa a ganhar novas formas

- Publicidade -

28/01/2012 08h18 – Atualizado em 28/01/2012 08h18

Fonte: Brasil 247

Nono maior estádio do mundo e um dos principais cartões postais do Brasil, o Maracanã começa a ganhar novas formas em sua preparação para as copas das Confederações e Mundo, em 2013 e 2014, respectivamente, e as Olimpíadas de 2016. Em ritmo acelerado, os 3.400 funcionários do Maracanã, que trabalham em dois turnos, anteciparam a montagem das arquibancadas em um mês.

O estádio já ganha novos contornos em sua parte interna. A rede de drenagem ao redor do campo, com dois metros de altura e 1,20m de largura, está sendo finalizada, enquanto a mureta que irá separar a arquibancada do campo já está pronta. A arquibancada inferior começa a tomar forma, com a construção da estrutura, o aterro da área e a instalação dos pré-moldados.

As obras, orçadas em R$ 859 milhões e desenvolvidas pela Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), órgão da Secretaria de Obras, irão dar mais conforto àqueles que forem assistir a jogos e espetáculos. De qualquer ponto do Maracanã será possível ter visão completa do campo. Da mesma forma, a nova cobertura, em lona antiaderente, cobrirá todas as cadeiras do estádio.

O torcedor vai ficar mais perto do campo e assistirá aos jogos em posição privilegiada, uma vez que a parte superior vai avançar 12 metros em direção ao gramado. Não haverá mais pontos cegos no estádio – afirmou o secretário de Obras, Hudson Braga.

Além de resgatar a utilização das rampas monumentais, quatro novas rampas estão em fase de conclusão, o que garantirá a evacuação total do estádio entre sétimo minutos e meio e oito minutos, enquanto o padrão recomendado pela Fifa é de oito a 12 minutos. Também estão sendo instalados 16 elevadores e seis novas escadas rolantes, completando 12.

O novo Maracanã terá um só lance de arquibancadas, sendo as partes inferior e superior separadas por 110 camarotes. A distância entre as cadeiras também passou de 48 centímetros para 50 centímetros, enquanto as cadeiras passarão a ser rebatíveis, garantindo uma melhor mobilidade pelos torcedores no acesso e saída das arquibancadas.

REFERÊNCIA EM TODOS OS SETORES

Não apenas na área de visibilidade, as obras de adequação do Maracanã para a Copa do Mundo e Olimpíadas prometem transformar o estádio em referência em todos os sentidos. Na área da sustentabilidade, o estádio está pleiteando a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), enquanto o governo estadual também quer transformá-lo em símbolo de modernidade.

O estádio terá um sistema de controle de imagem e de som capaz de passar informações a áreas específicas, da mesma forma que a central de monitoramento poderá acompanhar um torcedor desde a entrada na roleta eletrônica até chegar a sua cadeira, em qualquer parte do Maracanã. Serão 3.940 alto-falantes, 360 câmeras de segurança e 360 monitores de TV de 42 polegadas, entre outros equipamentos.

É outro tipo de gestão, equiparada a arenas modernas do mundo, como Wembley, em Londres. O Maracanã está saindo de um paradigma histórico para outro, entrando no rol dos grandes e modernos estádios – disse Ícaro Moreno Junior, presidente da Emop.

Outra área de grande importância é a que irá controlar todos os equipamentos mecânicos e elétricos, como iluminação, ventilação, sistemas de energia, incêndio e segurança predial. O controle será feito por meio de computadores e softwares especificamente criados para cada tipo de função. Tão logo for detectado algum problema em qualquer ponto do estádio, como focos de incêndio, enguiço de elevador ou queda de energia, técnicos e responsáveis pela manutenção serão acionados rapidamente.

Maracanã começa a ganhar novas formas

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-