27.2 C
Dourados
terça-feira, 26 de novembro de 2024

5º Encontro do Folclore Toro Candil : ACulturA traz Violeirando Brasil

- Publicidade -

27/11/2012 17h07 – Atualizado em 27/11/2012 17h07

5º Encontro do Folclore Toro Candil : ACulturA traz Violeirando Brasil

Por Acultura

O Violeirando é movimento da viola caipira, fruto de discussões que vêm acontecendo há alguns anos entre violeiros, defensores do instrumento e dessa cultura. Julio Santin, Levi Ramiro, Zeca Collares, dentre outros violeiros iniciaram uma história em Irapuru- SP em 2001, que deu início ao movimento Caipirapuru. Com este primeiro passo, as idéias foram amadurecendo e as possibilidades se ampliando, surgiu, então, com a sugestão do sociólogo Ralf Campos, o projeto de uma Comitiva Caipira, que levaria a viola e todos os valores da cultura caipira a todas as cidades por onde passasse. Esse projeto ficou adormecido por um tempo e, em 2008, em Votorantim, numa plenária organizada pela Titi, houve a proposta de um circuito de viola com a finalidade de proporcionar a circulação da cultura caipira (artesanato, comida típica) e geração de shows para os violeiros.

Houve uma reunião com algumas pessoas como Mineirim, Zeca Collares, Luciano Queiroz, a Titi do Prosa na Serra, Silvana Carneiro e Júlio Santin. Como fruto desta reunião e das idéias adormecidas, surgiu o Violeirando Brasil.
No ano passado o Violeirando Brasil aconteceu em Porto Murtinho e agora é a vez de Amambaí MS.

Vamos tecer uma grande teia, um trançado caprichoso da comitiva caipira. Amizades e vontades que se encontrando pelo caminho. Esse é um desejo de valorizar a cultura Brasileira.

Os integrantes do Violeirando Brasil edição Amambaí 2012 são: Violeiros Júlio Santin, Levi Ramiro, Rainer Miranda, Mariano da Viola, Luciano Queiroz, Arnaldo Freitas, Milton Araújo, Zeca Collares e Mineirim; o violonista Marcos Azevedo; percussionistas Guê Oliveira, Donizete Juvino, Paulinho do pandeiro; as duplas Mauro Silva e Oliveira, Edson Esteves e Fernando, a cantora Conceição e o Poeta de cordel Jesus de Burarama.
Pratas da casa: Orquestra Violas de São Gonçalo, Xodó e Xodozinho, Aldo e José Gracindo, Os Laranjas e o grupo infantil de danças folclóricas da ACulturA.

Sem dúvida, o maior encontro de violas que Amambaí já sediou. Será nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro ao lado do ginásio de esportes com início às 20 horas.

No dia 2 de dezembro, na chácara do Rui Cordeiro, em frente ao parque de exposições haverá violas e sortija a partir das 9 horas. Também acontecerá a Oficina de Cordel Caipira ministrada pelo poeta Jesus de Burarama (inscrições limitadas).

As inscrições para a oficina de cordel e para os competidores da sortija podem ser feitas na Rua da República, 2083 ou pelo telefone 3481 2676.
Em todo o evento, a entrada é gratuita, porém, quem puder colaborar com a APAE e Lar do Idoso, leve alimentos não perecíveis que haverá posto de arrecadação próximo ao palco e também na chácara no domingo.

A realização do evento é da Associação Cultural Amambaiense, Violeirando Brasil e Violas de São Gonçalo.

Os patrocinadores são: Sítio das Orquídeas, Viveiro de mudas Daneluz, ACIA, São Luiz materiais para construção, Escritório Contec, LHC engenharia, A Gazeta, C&C construtora, Dr. Raul Pistorello cirugião dentista, Metalúrgica Arruda, Cimentão materiais para construção, Escritório Contábile, Construtura Roncone, Laboratório Laca, Fênix Contabilidade, Instituto do Sorriso, Fazenda Itapoty do grupo Balaroti e Sindicato Rural.

5º Encontro do Folclore Toro Candil : ACulturA traz Violeirando Brasil

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-