21.5 C
Dourados
sábado, 5 de outubro de 2024

Sheilla Castro e Arthur Zanetti são eleitos os melhores atletas de 2012

- Publicidade -

19/12/2012 14h44 – Atualizado em 19/12/2012 14h44

A escolha do melhor atleta do ano é feita pelo voto de uma comissão julgadora composta por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte

Fonte: Portal Brasil

Na noite dessa terça-feira (18), os atletas medalhistas, Sheilla Castro (bicampeã olímpica com a seleção feminina de vôlei), e Arthur Zanetti (campeão olímpico na ginástica artística /argolas), foram premiados como os melhores atletas brasileiros de 2012. Após votação por meio de um colégio eleitoral e do público, via internet, o anúncio dos vencedores foi feito na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que aconteceu no teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Também disputavam com Sheilla Castro e Arthur Zanetti, como melhor atleta do ano no 14ª Prêmio Olímpico Brasileiro, principal cerimônia de condecoração do esporte brasileiro, os medalhistas olímpicos em Londres 2012 Sarah Menezes (judô) e Yane Marques (pentatlo moderno), entre as mulheres, Esquiva Falcão (boxe) e Thiago Pereira (natação), entre os homens.

Este ano o tema da cerimônia foi ‘Rio – A vez de todos’, em alusão aos Jogos Olímpicos Rio 2016. O evento homenageou também todos os medalhistas nos Jogos Olímpicos Londres 2012, além de personagens que marcaram o ano do esporte brasileiro.

A frente da seleção feminina de vôlei, Sheilla foi uma das peças fundamentais na campanha vitoriosa em Londres 2012. Após ver o Brasil quase eliminado ainda na primeira fase, a atacante e suas companheiras de equipe reagiram durante a competição e conseguiram repetir a medalha de ouro obtida em Pequim 2008, com uma vitória de virada sobre os Estados Unidos na final por 3 sets a 1. Com isso, Sheilla tornou-se bicampeã olímpica, feito realizado por apenas 12 atletas brasileiros, entre eles cinco companheiras de seleção. “Estou muito feliz em ganhar este prêmio. Confesso que estava bastante tensa porque concorri com duas meninas muito fortes. Quero compartilhar essa conquista com todas as jogadoras da seleção e com o técnico, já que se trata de um esporte coletivo”, disse Sheilla, dedicando o prêmio à avó.

Arthur Zanetti também fez história em Londres 2012 ao conquistar a medalha de ouro nas argolas, a primeira medalha olímpica da ginástica brasileira. Em Londres, já havia vencido o evento-teste dos Jogos Olímpicos. Ainda em 2012, obteve a medalha de prata na Copa do Mundo de Cottbus, na Alemanha. “É um prazer enorme receber o Prêmio Brasil Olímpico. Queria agradecer a todos que torceram por mim e aqueles que me ajudaram, principalmente meus companheiros de equipe. A ginástica é um esporte individual, mas sem eles eu não teria conseguido”, agradeceu Zanetti.

Além do presidente do COB e de diversos atletas, estiveram presentes à cerimônia o ministro do Esporte, Aldo Rabelo, o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Márcio Fortes, presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas, presidentes de clubes, patrocinadores, a secretária estadual de Esporte e Lazer, Márcia Lins, e o secretário municipal de Esporte e Lazer, Romário Galvão Maia.

Em sua 14ª edição, o Prêmio Brasil Olímpico 2012 prestou homenagens ainda a outras categorias. Marcos Goto, técnico do ginasta Arthur Zanetti, foi escolhido pelo COB o Melhor Técnico Individual. Já José Roberto Guimarães, treinador da seleção brasileira feminina de vôlei, foi escolhido o Melhor Técnico de Esportes Coletivos.

A campeã mundial e medalhista olímpica de prata no basquete, Hortência Marcari, recebeu o troféu Adhemar Ferreira da Silva, dedicado a ex-atletas cujas carreiras foram marcadas pela ética, respeito ao próximo, companheirismo e sentido de coletividade. “É uma honra muito grande receber esta homenagem. Eu já tinha esquecido o que é sentir esta emoção”, disse Hortência, às lágrimas. “Meus filhos não me viram competir, mas hoje puderam assistir à mãe recebendo essa grande homenagem”.

MiniAtletismo

Em reconhecimento à iniciativa da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e por indicação do COB, o projeto MiniAtletismo recebeu o Troféu COI – Esporte e Desenvolvimento Sustentável, oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional. O objetivo do projeto é tornar o esporte mais praticado nas escolas e levá-lo a lugares sem infraestrutura e equipamentos, a partir da capacitação de treinadores e professores de Educação Física. O projeto é voltado a crianças entre 7 e 12 anos e já capacitou 2.652 professores em 53 clínicas realizadas em 18 estados brasileiros.

O futuro do esporte brasileiro também recebeu homenagens especiais. Por indicação do COB, Felipe Souza (Colégio Santa Cecília-SP, natação), Mayara SIñeriz (Escola Municipal de Educação Fundamental Eber Louzada Zippinotti-ES, ginástica rítmica); Matheus Santana (Colégio Legrand-RJ, natação) e Camila Nogueira (Colégio Mace-MS, judô) conquistaram o prêmio de Melhores Atletas das Olimpíadas Escolares. Por indicação da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), os atletas Henrique Martins (UNIP-SP, natação) e Gilailce Trigueiro de Assis (Unifor-CE, atletismo) receberam o prêmio de melhores atletas das Olimpíadas Universitárias.

Confira os melhores atletas de 2012 em cada modalidade:

Atletismo – Marilson dos Santos

Badminton – Daniel Paiola

Basquete – Marcelo Huertas

Boxe – Esquiva Falcão

Canoagem Slalom – Ana Sátila

Canoagem Velocidade – Erlon Silva e Ronilson Oliveira

Ciclismo BMX – Squel Stein

Ciclismo Estrada – Magno Nazareth

Ciclismo Mountain Bike – Rubens Valeriano

Ciclismo Pista – Gabriela Yumi

Desportos na Neve – Jaqueline Mourão

Desportos no Gelo – Luiz Fernando Manella

Esgrima – Renzo Agresta

Futebol – Neymar

Ginástica Artística – Arthur Zanetti

Ginástica de Trampolim – Carlos Pala

Ginástica Rítmica – Natália Gaudio

Golfe – Alexandre Rocha

Handebol – Eduarda Amorim

Hipismo Adestramento – Luiza Almeida

Hipismo CCE – Ruy Leme da Fonseca

Hipismo Saltos – Álvaro Affonso de Miranda (Doda)

Hóquei Sobre Grama – Matheus Ferreira

Judô – Sarah Menezes

Levantamento de Peso – Jaqueline Ferreira

Lutas – Joice Silva

Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha

Natação – Thiago Pereira

Natação Sincronizada – Nayara Figueira

Pentatlo Moderno – Yane Marques

Polo Aquático – Gustavo Guimarães

Remo – Fabiana Beltrame

Rugby – Paula Ishibashi

Saltos Ornamentais – Cesar Castro

Taekwondo – Diogo Silva

Tênis – Bruno Soares

Tênis de Mesa – Caroline Kumahara

Tiro com Arco – Daniel Xavier

Tiro Esportivo – Roberto Schmits

Triatlo – Pamela Oliveira

Vela – Robert Scheidt e Bruno Prada

Vôlei de Praia – Alison Cerutti e Emanuel Rego

Vôlei – Sheila Castro

Os vencedores das edições anteriores do Prêmio Brasil Olímpico:

1999 – Maurren Maggi (atletismo) e Gustavo Kuerten (tênis)

2000 – Leila Barros (vôlei) e Gustavo Kuerten (tênis)

2001 – Daniele Hypolito (ginástica artística) e Robert Scheidt (vela)

2002 – Daniele Hypolito (ginástica artística) e Nalbert (vôlei)

2003 – Daiane dos Santos (ginástica artística) e Fernando Meligeni (tênis)

2004 – Daiane dos Santos (ginástica artística) e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo)

2005 – Natália Falavigna (taekwondo) e João Derly (judô)

2006 – Laís Souza (ginástica artística) e Giba (vôlei)

2007 – Jade Barbosa (ginástica artística) e Thiago Pereira (natação)

2008 – Maurren Maggi (atletismo) e Cesar Cielo (natação)

2009 – Sarah Menezes (judô) e Cesar Cielo (natação)

2010 – Fabiana Murer (atletismo) e Murilo Endres (vôlei)

2011 – Fabiana Murer (atletismo) e Cesar Cielo (natação)

Este ano o tema da cerimônia foi ‘Rio – A vez de todos’, em alusão aos Jogos Olímpicos Rio 2016

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-