34 C
Dourados
quinta-feira, 3 de outubro de 2024

EUA mostram preocupação com segurança durante Rio-2016

- Publicidade -

Os Estados Unidos se mostraram preocupados com a segurança no Brasil durante a Copa do Mundo de 2014 e, principalmente, durante os Jogos Olímpicos de 2016, segundo telegramas trocados entre a embaixada americana no país e a Casa Branca, e revelados nesta quarta-feira pelo site WikiLeaks.

Em uma das trocas de informação, a conselheira para assuntos administrativos da embaixada, Cherie Jackson, afirma que o governo brasileiro “admite a possibilidade de um ataque” durante os eventos.

“O governo brasileiro sabe que tem desafios críticos na preparação dos Jogos de 2016 e demonstrou estar aberto para compartilhar informações a cooperar com o governo dos Estados Unidos, chegando até a admitir que poderia haver a possibilidade de ameaças terroristas”, aponta o documento.

Ainda de acordo com o WikiLeaks, o tema já vem sendo discutido por diplomatas desde antes do anúncio oficial do Rio de Janeiro como sede dos Jogos, o que aconteceu em outubro de 2009.

Cherie também disse ao governo dos EUA que sua preocupação cresceu em 10 de novembro do ano passado, quando um apagão deixou parte de 18 estados brasileiros sem luz por algumas horas, e acredita que há espaço para que seu país intervenha.

“A preocupação recentemente aumentada com a infraestrutura brasileira depois do blackout, aliada à necessidade de resolver desafios de infraestrutura na contagem regressiva para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016, apresentam uma oportunidade para os Estados Unidos se envolverem em desenvolvimento de infrastrutura”, indica a conselheira.

Fonte: Portal Copa 2014

EUA mostram preocupação com segurança durante Rio-2016

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-