35.3 C
Dourados
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Projeto de Extensão no Lar do Menor – um relato das experiências

- Publicidade -

18/06/2014 19h12 – Atualizado em 18/06/2014 19h12

Por Douglas Menezes de Oliveira

Estamos desenvolvendo o projeto de extensão no Lar do Menor de Amambai/MS, desde 2013, sob orientação do Profº. Fabricio Antonio Deffacci, com parceria da UEMS unidade de Amambai e a empresa financiadora Sigfundect.

A intenção deste projeto é auxiliar na formação humana de crianças e adolescentes por meio de atividades diversificadas, assim como: jogos, brincadeiras e encenações e despertar o interesse pelo diálogo e o convívio coletivo enquanto formas de superação de possíveis tendências de isolamento.

No contato com as crianças e adolescentes, promovemos um dialogo aberto entre eles, pensando no melhor método de trabalhar para desenvolver atividades voltadas para a conscientização dos adolescentes a cerca dos principais problemas nesta fase da vida. Fomos recepcionados com muitos abraços, fui convidado a jogar jogos de vídeo game com os adolescentes e com as crianças de idade inferior brincamos de pega-pega, com a finalidade de que ocorreria certa interação. Porém todas as crianças e os adolescentes se mostravam dispostos a participar das nossas recreações.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi o carinho que eles têm pelo próximo, a confiança é um fator essencial que conseguimos obter em tão pouco tempo. Durantes nossas recreações, também estão sendo realizadas outras atividades recreativas de diversas denominações religiosas, ou seja, algumas dinâmicas voltadas para a educação cristã.

No segundo encontro pulamos corda, envolvendo todas as crianças e os adolescentes que estava presente no momento, porem alguns deles está realizando curso técnico no programa Pronatec. Promovemos também atividades físicas, formamos duas equipes adversárias, envolvendo os meninos e meninas, quebrando qualquer preconceito, de que o futebol é só para o gênero masculino. Ocorreu uma grande harmonia entre eles, todos participaram, porém o preconceito tal, não esta inserido no meio deles.

No entanto começamos a desenvolver uma atividade artesanal, produzindo aquários para enfeite de sala e cozinha, com pequenas garrafas pet e cartolinas, com as crianças que estavam ali presente. Por fim, foram distribuídos desenhos em folhas sul fites para todos colorir, entretanto aquele que melhor colorisse os desenhos ganharia um prêmio, que foi entregue no final das atividades, uma variedade de pacotes de balas e pirulitos. Sendo assim todos ganharam, mostrando que tudo tem que ser dividido com o próximo.

Em suma, tenho toda convicção que o projeto de extensão que está sendo realizado no lar do menor, chegou num momento muito importante e decisivo na vida das crianças e adolescentes. As expectativas são de que todos possam ter um aproveitamento satisfatório das ações. Nesta direção os envolvidos tenderão para a solidificação da percepção de direitos e deveres em uma sociedade democrática.

Douglas Menezes de Oliveira
Acadêmico do curso de Ciências Sociais – UEMS/Amambai
E-mail: [email protected]

Projeto de Extensão no Lar do Menor - um relato das experiências

Projeto de Extensão no Lar do Menor - um relato das experiências

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-