08/02/2018 16h30
Em manifesto contra a Sesai, indígenas de Amambai bloquearam MS-386 na manhã desta terça-feira (6).
A manifestação é a seguda que acontece depois que a Sesai divulgou uma chamada pública onde tira a Missão Caiuás da concorrência, no início do mês passado.
Fonte: Redação
Amambai (MS)- Indígenas de várias aldeias de Mato Grosso do Sul, inclusive de Amambai, realizaram nesta terça-feira (6), uma série de manifestos que culminaram inclusive no bloqueio de rodovias.
A ação dos indígenas é para afirmar sua contrariedade à chamada pública divulgada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, sem consulta prévia da comunidade.
A chamada foi publicada no Diário Oficial da União no dia 11 de janeiro e objetiva, segundo a Sesai, a seleção de uma entidade beneficente de assistência social na área da saúde com capacitação técnico-administrativa comprovada na prestação de serviços.
As especificações contidas na chamada pública, segundo os indígenas, impede a participação da Missão Evangélica Caiuás, que há 18 anos gerencia os recursos repassados pelo Governo Federal à saúde indígena em Mato Grosso do Sul.
Manifestação em Amambai
Na Cidade Crepúsculo, indígenas das aldeias Amambai e Limão Verde se manifestaram contrários. As comunidades indígenas se juntaram e realizaram o bloqueio da Guaíra-Porã, na rodovia MS-386, que liga Amambai a Ponta Porã.
Durante o bloqueio, a passagem somente de ambulâncias e forças de segurança, como viaturas policiais e Corpo de Bombeiros em atendimento a emergência, por exemplo.
A normalidade do trânsito já foi reestabelecida.