Em pesquisa promovida pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça, chamada de Mapa da Violência, destaca que no ranking nacional dos municípios com taxa maior de suicídios, estão dois municípios palco de conflito indígena no Estado de Mato Grosso do Sul, Amambai (1º) e Paranhos (2º). Caarapó aparece na 30ª colocação em nível nacional e 4º em nível de Estado..
Os dados do Mapa da Violência mostram que, entre 1998 e 2008, a taxa de suicídios na população em geral de Mato Grosso do Sul cresceu 39,3%. No primeiro ano citado, o índice de suicídios foi de 5,6 casos por cem mil habitantes, enquanto uma década depois, essa relação passou para 7,8.
O que mais chama atenção é quando a taxa é estratificada para a população jovem. Aí, aumento fica ainda mais evidente, chegando a 95,3%.
Em 1998, de acordo com o Mapa da Violência, a taxa de suicídios em Mato Grosso do Sul era 7,3 a cada cem mil habitantes entre 15 e 24 anos. No ano de 2008, conforme a pesquisa, esse índice passou para 14,3.
O documento destaca Mato Grosso do Sul ao informar ainda, que no país se passou de 4,2 a 4,9 suicidas em 100 mil habitantes e de 4,4 para 5,1 suicidas em 100 mil jovens na década analisada. “A maior concentração de suicídios encontra-se na região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul e na região Centro-Oeste, principalmente no estado de Mato Grosso do Sul” informa o documento.
Da Redação com Informações do Instituto Sangari